Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

‘Fragmentos’ promete uma noite marcante

Por Evelyn Lole

    Para um clima romântico e bem programado, o Blog Palcos Culturais hoje dá a dica. Amanhã acontece a reestréia do espetáculo ‘Fragmentos’. A peça, após uma temporada de sucesso no Teatro Oi Futuro, volta aos cenários com o texto baseado no clássico do francês Roland Barthes.

    A peça trata-se da história de uma história de amor que contamos ao mesmo tempo em que vivemos. Ou seja, não trata da relação amorosa entre um homem e uma mulher, apenas, mas da sua invenção diária. O espetáculo, baseado no clássico de Barthes, propõe uma construção de história de amor a partir da criação e nove autores brasileiros contemporâneos como: Alessandra Colasanti, Bruna Beber, Felipe Bragança, Fernanda Félix, Keli Freitas, João Paulo Cuenca, Lucas Paraizo, Ramon Mello e Vitor Paiva.
    ‘Fragmentos’, que é dirigido por Fernanda Félix e João Paulo Cuenca, vai acontecer amanhã, dia 2 de dezembro, no Teatro Dulcina, no Centro da cidade. Conforme as informações do site Quiosque de Ideias, além da participação dos atores e outros autores na construção do texto, o trabalho traz ainda cenário de Aurora dos Campos, trilha sonora de Vitor Paiva, iluminação de Tomas Ribas, figurino de Thanara Schönardie e direção de movimento de Renato Linhares. O espetáculo fica em cartaz no teatro até o dia 18 de dezembro.
      Localizado na Cinelândia, o Teatro Dulcina foi reinaugurado no dia 2 de agosto de 2011 voltando a ser administrado pela Funarte após obras de modernização que recuperaram seu projeto arquitetônico original podendo, agora, carregar companhias e grupos teatrais conforme mencionado no portal Funarte.

Primeiro encontro latino de artes acontece no Rio

Por Evelyn Lole


  Para quem curte teatro, acompanha ou admira os espetáculos, hoje um marco estará acontecendo no Teatro Municipal do Jockey. Trata-se do 1º Encontro Latino de Artes, o Enlata, que hoje estará apresentando o “La Mujer” às 19h com o Grupo Tibai Teatro da República Dominicana.
  “La Mujer” traz o espetáculo em que uma mulher conta e revive a sua história. Ela, que é agredida pelo marido, um dia decide não vender o leite de cabra produzido por ele para alimentar seu filho. Por agir assim, ele novamente a agride e a deixa estirada na estrada. A trama guarda uma surpresa inesperada no final.
  O Enlata está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro e traz grupos do Equador, República Dominicana e Colômbia que apresentarão diversos espetáculos. As peças que acontecem até o dia 4 de dezembro levarão histórias de drama, comédia, cultura popular, teatro infantil e reflexão. Ainda haverá cursos e debates.
   O Teatro Municipal do Jockey, que fica no Leblon, foi incorporado a rede de teatros da Prefeitura do Rio em 2001 passando a abrigar o Centro Municipal de Referência do Teatro Infantil a fim de estimular o hábito da formação artística de crianças e jovens. O espaço apresenta produções contemporâneas é adaptável a qualquer tipo de encenação.