Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lançamento: livro Visão Distorcida

Por Manuela Estrella

Na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, acontecerá a estréia do livro Visão Distorcida, que nos apresenta os acontecimentos bons ou ruins do cotidiano e deixa no ar a pergunta: somos nós quem os determinamos?
O romance de estreia de Dag Bandeira narrado por Eva Verwerfung, não nos deixa esquecer que vivemos num mundo plural, onde sofrimento, doença, tragédia, corrupção coabitam com o encontro do amor, com as hilárias ironias da vida, ou com as descobertas de nós mesmos. Enfim, um prato cheio para nos perguntarmos: a vida imita a arte ou o reverso da medalha?
Dag Bandeira, diz ter aprendido ser pragmática, como jornalista e que sem ter como escolher, nasceu em uma família com desestruturas de todos os tipos, sendo obrigada a conviver com esperteza inveja e loucura, como cita no texto da quarta capa do seu livro. Hoje, quase completando seus sessenta e cinco anos resolveu se perguntar por quê? E refletir sobre sua vida e acontecimentos mundanos através do seu livro.

Serviço
Local: Livraria da Travessa - Rua Visconde de Pirajá, 572 - Ipanema.
Horário: 19h.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Avatar: O filme mais pirateado de todos os tempos

Por Gabriel Tagarro

      Uma pesquisa que levou cinco anos para ficar pronta, realizada pelo site Torrent Freak, colocou o filme “Avatar”, de James Cameron, em um patamar que convenhamos, não é motivo de muito orgulho. O longa se tornou o filme mais baixado da internet, com mais de 20 milhões de downloads. Foram coletadas informações de diversos sites que ofereciam esse “serviço” que é considerado ilegal. Logo atrás estão os filmes “Batman: O Cavaleiro das Trevas” e “Transformers”, que já acumulam 19 milhões de downloads. 
      O que torna o fato mais curioso, é que os três filmes citados também são alguns exemplos das maiores bilheterias de todos os tempos. O longa de James Cameron está no topo da lista como a maior bilheteria mundial, alcançando quase três bilhões de dólares. “Batman” e “Transformers” também se tornaram grandes sucessos de Hollywood, com arrecadações que superaram os 700 milhões de dólares. Não muito recente, mas também intrigante, foi o caso do filme Tropa de Elite, que foi comercializado no mercado ilegal antes mesmo que entrasse em cartaz nos cinemas. Contrariando o que muitos poderiam imaginar, o filme brasileiro se tornou um grande sucesso que inclusive projetou sua sequência, tornando-a maior bilheteria nacional da última década.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Em novembro tem MPB de Braços Abertos para o Rio

Por Sara Oliveira
       Boa notícia para os amantes da música popular brasileira: no dia 5 de novembro, sábado, irá acontecer na Fundição Progresso o evento MPB de Braços Abertos para o Rio. O evento será promovido pela rádio MPB FM, em comemoração do Dia Nacional da Cultura.
     No palco da Fundição Progresso irão acontecer três grandes shows: do eterno Tremendão Erasmo Carlos, da cantora Vanessa da Mata e ainda da Orquestra Imperial. 
   Os shows prometem proporcionar uma noite inesquecível! 

Serviço
Horário de início: 22h
Local: Fundição Progresso - RJ
Endereço: Rua dos Arcos, n 24 - Lapa - RJ
Mais Informações: 2220-5070

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Exposição África-Brasil no CCJF

 Por Agatha Braga


   O Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro (CCJF), realiza a exposição “África-Brasil, ancestralidade e expressões contemporâneas” que tem a finalidade de valorizar a arte negra brasileira. Além disso, faz uma homenagem a memória de Abdias Nascimento (pintor, poeta, escritor, professor universitário que também foi senador, deputado federal e duas vezes secretário do Governo do Estado do Rio de Janeiro).
  Com uma apresentação diferente das habituais, a exposição retrata a vida e a civilização africana através de conteúdo audiovisual, permitindo então uma maior interação com os que se encontram presente. Retratam a criatividade dos antigos artistas plásticos africanos e traçam um comparativo do quanto eles são parecidos com os artistas plásticos em atividade no Brasil.
   A exposição se divide em duas partes: a cultural-artística e a dimensão política de defesa dos direitos humanos dos povos negros, escravizados e discriminados. Utilizando como base o Acervo do próprio homenageado Abdias, que entre os seus feitos criou o IPEAFRO (Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros) um espaço que reúne pinturas de artistas convidados e suas peças. Retratando peças criadas pelo IPEAFRO para ilustrar a linha do tempo revelando a cultura e conhecimento dos africanos até os dias atuais.


Serviço
Centro Cultural Justiça Federal - Avenida Rio Branco, 241 - Centro - Rio de Janeiro. 
Telefone: 21 3261-2550 
Visitação à exposição: De 8 de outubro à 4 de dezembro de 2011.
Aberta ao público de terça a domingo, das 12h às 19h. 
Entrada franca.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Literatura ao alcance de todos

 Por Manuela Estrella
     Em setembro, os cariocas puderam apreciar, durante onze dias, um dos maiores eventos literários do país, tendo oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros. A 15ª edição da Bienal do Livro, sediada no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro, teve uma grande diversidade cultural, trazendo 113 autores brasileiros e 21 estrangeiros, além de espaços dedicados às atrações, onde o público pôde participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura, trazendo muito mais cultura, literatura e educação para a vida das pessoas.
           Os jovens marcaram presença no evento, mostrando muito interesse em conhecer melhor o mundo da literatura. A sessão que mais despertou curiosidade e fez maior sucesso entre eles foi a Maré de Livros, um espaço interativo que despertou interesse pelas novidades apresentadas, como a única máquina de escrever com teclado de emoticons do planeta.
         Alguns dos grandes lançamentos que fizeram sucesso na Bienal e vão continuar fazendo sucesso entre as pessoas são: “Como fazer o amor dar certo” (Sextante) de Steven Carter, autor de mais de vinte livros sobre temas que abordam os universos masculino e feminino, “Árvores de Rios - A história da Amazônia” (Senac-SP), o autor John Hemming destrincha um panorama que mais parece ficção, mas é pura realidade. Em meio a povos indígenas, cientistas, jesuítas, presidentes e aventureiros, o americano aborda as múltiplas histórias da exploração da maior área verde do mundo e “O Pequeno Príncipe”, o livro francês mais vendido no mundo ganhou versão para adolescentes. O poeta e empresário argentino A. G. Roemmers lançou “O Retorno do Jovem Príncipe” (ed. Fontanar), em que o personagem clássico de Saint-Exupéry retorna a Terra, só que desta vez em nova fase da vida, a adolescência, entre muitos outros.
        Atraente e diversificada, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família, e a próxima edição está marcada para acontecer entre 5 e 15 de setembro de 2013.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dica de leitura: A Mão Esquerda de Deus

Por Gabriel Tagarro

Preste atenção. O Santuário dos Redentores no Penhasco de Shotover deve seu nome a uma grande mentira, pois há pouca redenção naquele lugar e ele tampouco serve de refúgio divino.”
Essa frase é apenas um aperitivo escrito no verso da capa do livro, que já chama a atenção do leitor, preparando-o para o que está por vir. Escrito por Paul Hoffman, A Mão Esquerda de Deus narra a história de Thomas Cale, um adolescente criado em meio a vários outros jovens dentro do Santuário dos Redentores. 
Amargurados pelos maus tratos que incluem tortura física e psicológica, todos os jovens são treinados para se tornarem soldados prontos para lutar contra os hereges, que desonram a memória do Redentor Enforcado. Mas Thomas era diferente dos outros. Seu treinamento era muito mais pesado, afinal, o rapaz era preparado para não sentir medo ou mesmo a dor. Cansado de tudo, Cale decide fugir de sua prisão junto com “amigos”, se é que podem ser chamados assim, já que todos os meninos são preparados para não demonstrarem emoções ou laços afetivos. Mas o que torna Thomas tão especial? Por que ele é tratado de outra forma? A aventura dos rapazes começa a partir daí, trazendo perseguições, guerras, batalhas intensas e até mesmo o amor, que surgirá onde menos se espera. 
Esse é o primeiro livro da trilogia chamada As Três Visões.  O segundo volume já tem previsão de lançamento para o 1º semestre do próximo ano, intitulado de The Last Four Things.

Gigantes de Aço – O retorno de Rocky Balboa?

Por Gabriel Tagarro

   Para os fãs dos grandes efeitos gerados por computador, Gigantes de Aço com certeza causou certo alvoroço, afinal, não me recordo da última vez que vi uma dupla de robôs trocando socos em um ringue. Mas será que o filme se garante apenas com isso? Com certeza não. Charlie Keton, interpretado pelo ator Hugh Jackman, se vê obrigado a criar sozinho o filho de 11 anos, já que a mãe da criança faleceu. Seu distanciamento em relação ao menino não colabora em nada para que essa situação seja atenuada. 
    Boxeador no auge de sua juventude e segundo colocado no ranking mundial, o ex- pugilista viu a evolução do esporte, com o homem sendo substituído pelas máquinas dentro dos ringues. É nesse cenário, que Charlie vê a possibilidade de se redimir. Pai e filho têm em comum o grande interesse pelos robôs (aliás, é possível que o menino entenda até mais que Charlie), mas uma derrota humilhante leva a dupla até um ferro velho em busca de algumas peças. É onde encontram um robô antigo, da primeira geração. 
    A paixão pelo esporte, aliada a sede de vitória começam a aproximar pai e filho, que passam a ficar lado a lado para conquistar um grande objetivo: tornar Átomo, o robô fora de linha, um grande campeão. A homenagem à Rocky Balboa é inegável e com certeza o filme está em um patamar que vai muito além de parafusos que voam e óleo que espirra dos reluzentes corpos de aço.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A acústica de um lugar nas montanhas

Por Elder Fernando


   Você já sonhou com uma paz profunda para gravar uma música? Você já pensou em uma acústica perfeita, envolvente e bem definida? Já imaginou até mesmo nesse lugar acomodações para os dias de gravação no estúdio?
  Uma casa de dois andares, onde no primeiro fica uma sala de estar, dois chalés para acomodação e uma mini cozinha, e no segundo uma grande sala de técnica e outros dois grandes espaços onde se gravam músicas em um ambiente entrelaçado entre as montanhas.       
  Ainda não sabe do que estamos falando?  Recém lançado, o estúdio Versão Acústica localizado em São João Nepomuceno, no sul de Minas Gerais, reúne todas essas atrações. Situado dentro de um sítio e de propriedade do músico Emmerson Nogueira, o estúdio engloba tecnologias de ponta para personalização, gravação e equalização de música, instrumentos de última geração e Internet Wi-fi, além é claro de muita paz e tranquilidade disposto pelo local.
  A ideia é juntar o ambiente de uma fazenda, com todos os quesitos de hospedagem, alimentação e confortabilidade, evitando até mesmo o deslocamento de cidades decorrentes de gravações de cd’s que poderiam levar dias, semanas e meses. Visando transparecer suas influências musicais, Emmerson Nogueira também teve a preocupação em mostrar e ambientalizar esses ritmos marcantes da música mundial. É possível observar em dois quartos, o tema Beatles, conhecida banda de rock britânica famosa nos anos 60, e Pink Floyd, também banda de rock britânica bem conhecida nos anos 70.
  Contudo, juntando a proximidade do bem estar da natureza e do bom som, o Versão Acústica é a opção certa na hora de gravar uma boa música.


Serviço
Informações: www.estudioversaoacustica.com.br

Chico Buarque de volta aos palcos

Por Sara Oliveira


   Após cinco anos de pausa, Chico Buarque retorna aos palcos com a turnê de lançamento de seu mais novo CD, intitulado "Chico", que já alcançou de 80 mil cópias. Apesar de ser um dos maiores nomes da MPB, com uma carreira de 45 anos e mais de 40 discos, o cantor não tem o costume de realizar muitos shows. Nos últimos 36 anos, Chico Buarque só apresentou, seis espetáculosincluindo o atual.
 A estréia da turnê será em Belo Horizonte, no dia 5 de novembro, e os ingressos já estão à venda. As cidades de Porto Alegre e Curitiba também terão show este ano, e no início de 2012, Rio de Janeiro e São Paulo receberão o cantor. Os preços dos ingressos ainda não foram divulgados.
 Os shows serão de aproximadamente 90 minutos, e o roteiro será composto por canções do novo álbum. Também terão 28 músicas já conhecidas, que foram escolhidas entre os mais de 400 títulos de sua obra.

Serviço
Informações:  www.chicobastidores.com.br

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Em Copacabana, Sesc apresenta a mostra "Flores"

Por Agatha Braga

    A dica de hoje, é especialmente pra quem curte Flores, paisagens, e afins. O espaço SESC de Copacabana traz a mostra “Floreando”, com imagens da: Bolívia, Califórnia, Espanha, Paris, Peru, Rio de Janeiro e São Paulo. Os fotógrafos Ana Rodrigues e Daniel Chiacos, reuniram as melhores fotos nessa mostra que promete captar a beleza da natureza sob um olhar de quem entende da arte de fotografar.
  A curadora da mostra Cláudia Tavares, Explica que: “As flores de Ana e Daniel são do mundo, estão no mundo! Eles fotografavam as flores nas ruas, nas vendas, nas calçadas, nos vestidos, nas vitrines, nos jardins.” A exposição apresenta as fotografias de flores ao redor do mundo, todas com molduras e em diferentes situações, para ilustrar a mente humana e inteirar o observador com a natureza. 
As fotos trazem uma idéia de romantismo e um olhar muito especial de quem entende do assunto, com situação típica as quais vivemos no dia a dia, que se não forem fotografadas, não terão a nossa percepção de tê-las vivido! Os fotógrafos procuram ao máximo a proximidade com o dia a dia, a fim de mostrar que sempre estamos ligados às flores (natureza), mas nem sempre as enxergamos como tal.
    A exposição estará disponível aos visitantes no espaço SESC de Copacabana, até o dia 18 de dezembro.

Serviço
Local: Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2547-0156
Data: De 22 de setembro até 18 de dezembro
Horário: Segunda a sexta, de 12h às 20h
Valor: GRÁTIS

Lona de Realengo terá apresentação de humorista do Zorra Total



Por Evelyn Lole

Conhecida por fazer seus espectadores caírem nas graças de sua personagem Janete nas noites de sábado, no programa Zorra Total da Rede Globo, a atriz Thalita Carauta estará no bairro de Realengo, dia 25, na Lona Cultural Gilberto Gil.
            Além de interpretar Janete, a atriz atua como Clarete a outra namorada do Admilson, interpretado por Rodrigo Sant’ Anna no esquete de Lady Kate. A sintonia dos humoristas em cena fez a dupla conquistar o reconhecimento do público.
            Dessa vez a Lona Cultural Gilberto Gil será contemplada com o espetáculo. A unidade que foi criada em 30 de maio de 1998 é integrada a Rede Municipal de Teatros juntamente com Carlos Gomes, Glória, Delfin, dentre outros, superando a quantidade de público dos tradicionais teatros do Centro e Zona Sul da cidade conforme citado no site da Lona.

Serviço
Lona Cultural Gilberto Gil:Av. Marechal Fontenelle, 5000 – Realengo
Telefones: (21) 3462-0774 / 3333-2889 | Fax: (21) 3355-1028

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Nelson Rodrigues- o centenário do gênio despudorado

Por Manuela Estrella

        Conhecido como o poeta maldito em sua época, venerado pela opinião pública atualmente. Gostando de literatura ou sendo um leigo no assunto, você certamente já ouviu falar de Nelson Rodrigues. O poeta responsável pela célebre frase "toda unanimidade é burra" é, em consenso quase absoluto, considerado o maior gênio da dramaturgia nacional.

Nelson Falcão Rodrigues nasceu em Recife no ano de 1912. Quinto filho de uma família de catorze, mudou-se para o Rio aos quatro anos e, aos treze, começou sua carreira jornalística no extinto "A Manhã", jornal fundado pelo seu pai. 

       A redação serviu de cenário para uma das maiores tragédias na vida do autor: o assassinato de seu irmão Roberto, morto por uma socialite carioca no lugar de seu pai que estava ausente, após uma reportagem polêmica a respeito dela.
      O fato marcou profundamente a vida do escritor e talvez tenha contribuído para o surgimento do estilo "rodriguiano".
Em uma época em que a ditadura abafava até pensamentos, Nelson deslizou sua língua afiada para o papel e transformou seu incômodo com a sociedade, em textos e peças teatrais que sem pedir licença, berravam aos ouvidos do governo e da aristocracia duras críticas à sua estrutura. Seus textos criticavam a hipocrisia da sociedade retratando o lado mais sujo do ser humano e a sua natureza eminentemente pecadora.
Nelson Rodrigues foi um importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro, apaixonado por futebol, que deixou na vida e na memória de todos uma riqueza literária dividida entre peças teatrais, frases, romances, crônicas e contos.
        Apesar de falar de temas universais, Nelson conseguia imprimir em suas obras características muito peculiares da sociedade carioca, o que acabou virando uma barreira para que seu trabalho ganhasse reconhecimento também no exterior.

Seus trabalhos também serviram de inspiração para diversas novelas e filmes, como, A vida como ela é e O beijo no asfalto.
       Cheio de contradições e polêmicas, ao completar 100 anos Nelson Rodrigues está mais jovem do que nunca e prova sua força e genialidade em suas obras que se mantém atuais ao longo do tempo.
        Algumas de suas obras:
Meu destino é pecar, Escravas do amor, Minha vida, Elas gostam de apanhar, O homem fiel e outros contos, A dama do lotação e outros contos e crônicas, A pátria sem chuteiras - Novas Crônicas de Futebol, A menina sem estrela, Memórias de Nélson Rodrigues, O óbvio ululante: primeiras confissões e A cabra vadia, entre muitas outras.

domingo, 16 de outubro de 2011

Festival do Rio 2011 agita a cidade maravilhosa

Por Gabriel Tagarro
 
Salve, queridos leitores. É com muito prazer que escrevo meu primeiro texto sobre cinema para o Palcos Culturais. Toda a semana, trarei alguma dica de filmes que recomendo, ou não, incluindo lançamentos que acabaram de sair do forno.  
 Além disso, todo e qualquer assunto que envolver a sétima arte, pode e com certeza deverá ser abordado aqui no blog ! Críticas, ideias e sugestões são muito bem vindas. E para estrear, nada melhor do que falar sobre o evento que anualmente agita os cinéfilos que estão sedentos por degustar algumas das produções que estão desembarcando no circuito.

Mas, quando me refiro ao público, não me dirijo apenas aos brasileiros, afinal, o mercado internacional também volta seus holofotes para o Rio de Janeiro. Estou falando do Festival Rio de Cinema, que esse ano, se iniciou no dia 06 de outubro e se estenderá até o dia 18. Como de costume, já é uma tradição do evento que palcos como o Roxy, Odeon Petrobrás e Estação façam parte do roteiro de locais para exibição. Além dos filmes, documentários também fazem parte do cardápio de opções, que conta com produções nacionais e internacionais. E 2011 trouxe consigo uma novidade: comunidades carentes que já foram pacificadas, também entraram no roteiro. Maré, Cidade de Deus e Santa Cruz são alguns dos exemplos que contarão com exibições gratuitas. 
Com preços bastante acessíveis, os ingressos estão disponíveis para a compra através da internet. Com certeza, a reserva da entrada é mais que recomendada. O site oficial do festival está recheado de informações sobre os dias de exibição, com os horários e locais. O endereço é: www.festivaldorio.com.br. Não perca !

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Terapia do Riso no Norte Shopping

Por Evelyn Lole

          Imagine uma peça teatral em que o espectador se reconhece na história através de personagens bastante comuns. Assim acontece na Terapia do riso. Um espetáculo que já alcançou 1 milhão de espectadores com seis anos e meio de sucesso levando muito humor do início ao fim da apresentação.
 A peça que acontece no Teatro Miguel Falabella, Norte Shopping – Zona Norte do RJ, as sextas e sábados até o dia 29 de outubro, às 23h, é uma ótima oportunidade para quem quer se divertir com a família, amigos, assistindo uma história que não foge da realidade de qualquer cidadão.
A história acontece com três atores que entram em cena carregando vários personagens dentro de uma mala que aos poucos vão surgindo num cenário formado por três camarins. Os personagens se revezam para contar seus problemas na cadeira do analista soltando o verbo sem papas na língua apresentando suas aflições para a platéia.
Fazem parte do elenco os atores Carlos Alexandre, Hellen Suque e Israel Linhares com a direção de Anja Bittencourt. A classificação é a partir de 14 anos. Para maiores informações o público pode acessar o site www.norteshopping.com.br.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

CCBB: boa opção para quem gosta de exposição


Por Agatha Braga


     A dica da semana, para quem curte exposição e se interessa na história do Brasil, seus avanços e patrimônios, é o  Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O espaço vem com uma mostra cronológica da história da instituição que traz o seu nome, Banco do Brasil.
CCBB
    A exposição é composta por materiais do acervo do museu e arquivos históricos, conta como surgiu o Banco e a sua importância na época para o desenvolvimento econômico do país. Como uma boa exposição, os coordenadores da mostra tiveram toda a preocupação de recriar os mobiliários usados, mostrando como eram os aposentos da presidência do banco no período de 1937 à 1960. A exposição é permanente e a entrada é franca.

Serviço
Rua primeiro de Março, 66 – Centro - Rio de Janeiro.
Terça a Domingo, de 9h às 21h.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Theatro Municipal do Rio traz multi-instrumentista

Por Evelyn Lole


         Para quem gosta de música, mas não tem costume de freqüentar teatro uma boa dica está para o dia sete de outubro. Além de ser uma oportunidade para um programa interessante, quem for ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro poderá desfrutar da identidade musical do multi-instrumentista Egberto Gismonti na série Sala Contemporânea (SCM).
O músico vai se apresentar com um recital de piano solo conduzindo seus espectadores a uma viagem intimista por sua música carregada de brasilidade onde serão apresentados novos trabalhos e grandes clássicos de seu repertório conforme divulgado no site do theatro.
Gismonti é cantor, compositor, arranjador e multi-instrumentista. Começou a estudar piano aos cinco anos de idade incluindo flauta, clarinete e violão. Seu primeiro disco foi lançado em 1969 com forte influência na Bossa Nova.
            Fato curioso é que o músico brasileiro, que tem a preferência pelo ritmo choro, fez diversas gravações com selos europeus. Além disso, seu interesse pelo folclore e as raízes do Brasil o levaram a estudar música indígena do Brasil tendo morado, por um período, com índios yawaiapiti do Alto Xingu (Parque indígena do Xingu).

Informações adicionais:
Dia 7 de outubro - 20h

Preços:
Frisa e camarote: R$ 420
Plateia e Balcão Nobre: R$ 70
Balcão superior: R$ 50
Galeria: R$ 20

Maiores informações: www.theatromunicipal.rj.gov.br