Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

‘Fragmentos’ promete uma noite marcante

Por Evelyn Lole

    Para um clima romântico e bem programado, o Blog Palcos Culturais hoje dá a dica. Amanhã acontece a reestréia do espetáculo ‘Fragmentos’. A peça, após uma temporada de sucesso no Teatro Oi Futuro, volta aos cenários com o texto baseado no clássico do francês Roland Barthes.

    A peça trata-se da história de uma história de amor que contamos ao mesmo tempo em que vivemos. Ou seja, não trata da relação amorosa entre um homem e uma mulher, apenas, mas da sua invenção diária. O espetáculo, baseado no clássico de Barthes, propõe uma construção de história de amor a partir da criação e nove autores brasileiros contemporâneos como: Alessandra Colasanti, Bruna Beber, Felipe Bragança, Fernanda Félix, Keli Freitas, João Paulo Cuenca, Lucas Paraizo, Ramon Mello e Vitor Paiva.
    ‘Fragmentos’, que é dirigido por Fernanda Félix e João Paulo Cuenca, vai acontecer amanhã, dia 2 de dezembro, no Teatro Dulcina, no Centro da cidade. Conforme as informações do site Quiosque de Ideias, além da participação dos atores e outros autores na construção do texto, o trabalho traz ainda cenário de Aurora dos Campos, trilha sonora de Vitor Paiva, iluminação de Tomas Ribas, figurino de Thanara Schönardie e direção de movimento de Renato Linhares. O espetáculo fica em cartaz no teatro até o dia 18 de dezembro.
      Localizado na Cinelândia, o Teatro Dulcina foi reinaugurado no dia 2 de agosto de 2011 voltando a ser administrado pela Funarte após obras de modernização que recuperaram seu projeto arquitetônico original podendo, agora, carregar companhias e grupos teatrais conforme mencionado no portal Funarte.

Primeiro encontro latino de artes acontece no Rio

Por Evelyn Lole


  Para quem curte teatro, acompanha ou admira os espetáculos, hoje um marco estará acontecendo no Teatro Municipal do Jockey. Trata-se do 1º Encontro Latino de Artes, o Enlata, que hoje estará apresentando o “La Mujer” às 19h com o Grupo Tibai Teatro da República Dominicana.
  “La Mujer” traz o espetáculo em que uma mulher conta e revive a sua história. Ela, que é agredida pelo marido, um dia decide não vender o leite de cabra produzido por ele para alimentar seu filho. Por agir assim, ele novamente a agride e a deixa estirada na estrada. A trama guarda uma surpresa inesperada no final.
  O Enlata está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro e traz grupos do Equador, República Dominicana e Colômbia que apresentarão diversos espetáculos. As peças que acontecem até o dia 4 de dezembro levarão histórias de drama, comédia, cultura popular, teatro infantil e reflexão. Ainda haverá cursos e debates.
   O Teatro Municipal do Jockey, que fica no Leblon, foi incorporado a rede de teatros da Prefeitura do Rio em 2001 passando a abrigar o Centro Municipal de Referência do Teatro Infantil a fim de estimular o hábito da formação artística de crianças e jovens. O espaço apresenta produções contemporâneas é adaptável a qualquer tipo de encenação.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

George Harrison está mais vivo que nunca

Por Gabriel Tagarro


   Na última terça-feira, dia 29 de novembro, completaram-se 10 anos da morte de George Harrison, o irmão caçula de uma das maiores bandas de rock do planeta, os Beatles. E para homenagear esse magnífico artista, o famoso cineasta Martin Scorsese, fã declarado do músico, lança o documentário "George Harrison: Living in a Material World". 
   O filme retrata para o grande público a vida do artista e a importância da espiritualidade em seu cotidiano. George, que no auge de sua carreira acabou sendo ofuscado pelo brilho de seus colegas de banda John Lennon e Paul McCartney, era um homem extremamente talentoso. Exímio guitarrista, George contribuiu de forma positiva para os Beatles, compondo músicas como “Here Comes The Sun” e “Something”, que viriam a ser alguns dos maiores sucessos dos garotos de Liverpool. Recentemente, George Martin, produtor musical do grupo, lamentou não ter dedicado mais atenção às composições de Harrison que ficou apenas esperando, juntando todo o material que elaborava na tentativa de incluir suas composições entre aquelas de seus amigos de grupo “mais famosos”. 
    Com 58 anos de idade, George morreu no dia 29 de novembro de 2001 em um hospital de Los Angeles, vítima de um câncer de pulmão.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Editora Oito e Meio lança antologia de novos contistas sobre o Amor

Por Manuela Estrella

       Começando um novo projeto que busca elaborar os significados do Amor, a Editora Oito e Meio lançou no dia 24 de novembro de 2011 a antologia “A Polêmica Vida do Amor”. Organizado pela editora Flávia Iriarte e o jornalista Daniel Russell Ribas, o livro conta com prefácio do autor Luiz Biajoni e orelha do escritor e agitador cultural Marcelino Freire.
      A obra foi escrita de uma maneira diferente, sendo composta por contos de vinte jovens autores sobre relações amorosas, abordando relações imaginadas, meramente sexuais, as que terminam em tragédia e até aquelas em que vivem em segredo, sendo possível, cada um oferecer uma forma e um estilo distinto de encarar esse tema tão antigo e tão relevante na vida das pessoas. Com este projeto, a Editora Oito e Meio almeja revelar ao público novos talentos da literatura contemporânea brasileira. “A Polêmica Vida do Amor” também pretende alcançar os mais diversos leitores com textos que exprimem, em estilos únicos e histórias fortes, porque o Amor é um dos tópicos mais controversos da existência.

domingo, 27 de novembro de 2011

Carlos Moreno: de Bombril a teatro musical

 Por Evelyn Lole

     Quem nunca viu ou ouviu dizer da famosa propaganda da Bombril? Até hoje é motivo de comentário e lembranças entre aqueles que relembram os diversos personagens que o ator Carlos Moreno interpretou. Algumas tiveram a participação de grandes personalidades como: Pelé e Ivete Sangalo.
      Carlos, juntamente com Mira Haar, atualmente apresenta números musicais e trechos de poesias. Ambos, em sintonia no palco, dançam, cantam e interagem com a platéia os estimulando a entrar num clima romântico ao som de “Besame Mucho” (de Consuelo Veazquez). Além disso, em estilo e ao som de rap, os atores cantam a cantiga “O cravo brigou com a Rosa”.
      O espetáculo Florilégio Musical está em temporada até o dia 11 e dezembro e a entrada é franca. Os atores interpretam canções de Benedito Lacerda, Billy Blanc e Dorival Caymmi cumprindo um repertório com mais de 30 músicas divididas em sete blocos. O espetáculo acontece no Museu da Casa Brasileira em São Paulo.
     Após 26 anos de muita criatividade e bom humor apenas para uma marca de produto, Carlos encerrou sua carreira com a empresa. No Programa do Ratinho, SBT, exibido no dia 24 de novembro, o ator contou porque parou, relembrou várias gravações de comerciais além de divulgar seu novo trabalho.


Para maiores informações: http://www.guiadasemana.com.br/artes-e-teatro/florilegio-musical-museu-da-casa-brasileira-01-10-2011

sábado, 26 de novembro de 2011

Ex-participante do programa Fama promete grande show

Por Evelyn Lole

        Após uma brincadeira entre amigos na adolescência, ele teve um apelido inconfundível que depois tornou seu nome artístico. Menino criado em Copacabana, estudou radialismo e chegou a fazer programas nas rádios comunitárias de favelas cariocas. O Blog Palcos Culturais hoje traz mais uma novidade de atração para quem quiser curtir e dançar com amigos. 
             O cantor e compositor João Sabiá, que ficou em terceiro lugar no programa Fama da Rede Globo, vai se apresentar no Teatro Rival Petrobras na próxima terça, dia 29 às 19h30. O show promete levantar qualquer um transformando o ambiente em uma grande pista de dança conforme o site do teatro revela.
          Para o show de terça, Sabiá pretende reunir um público pé de valsa através de um concurso no site de relacionamento Facebook. O cantor, após a participação no programa Fama no ano de 2004, teve participações na novela, ‘Vidas Opostas’ e ‘Paraíso’ e também atuou como Asmodeu na missisérie ‘Hoje é dia de Maria’.
            Conforme relata o site, o Teatro Rival Petrobras tem 76 anos de existência e é considerado um dos palcos mais importantes da história da música e do teatro brasileiros. Atualmente dedica-se a música popular sob coordenação das atrizes Ângela Leal e Leandra Leal.

Para maiores informações: http://www.rivalpetrobras.com.br/

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lona Cultural traz artista renomado

Por Evelyn Lole           

                 Para quem curti uma boa música e não tem compromisso para logo mais, a partir de agora pode pensar na possibilidade de um. Ele é um grande artista, renomado não apenas por sua identidade de interpretação vocal, melisma, mas por sua riqueza de talentos porque, além de cantar, é multiinstrumentista. Hoje, Ed Motta fará show no bairro de Campo Grande.
    Conhecido por sua singularidade, Ed vai se apresentar na Lona Cultural Elza Osborne na Zona Oeste do RJ. O show está previsto para começar às 21h. Dentre o repertório esperado, o cantor vai divulgar canções do novo álbum “Piquenique” e relembrar sucessos como: “Manuel”, “Vamos dançar”, “Fora de Lei”, “Vendaval” e “Colombina”.
            O sobrinho de Tim Maia, além de ser multiinstrumentista e cantor, atua como compositor e produtor musical. Um de seus hobbies é colecionar mais de trinta mil discos. Seu estilo inconfundível o tornou uma personalidade do soul e de outros gêneros musicais possuindo diversos álbuns lançados.
             A lona de Campo Grande leva o nome da engenheira Elza Osborne que presenteou, com a construção de um Teatro de Arena, um grupo de jovens estudantes que haviam criado, nos anos 50, o Teatro Rural do Estudante. Logo após a unidade ganhou o seu nome com o surgimento do Projeto Lonas Culturais.
           
Para maiores informações: http://www.lonacultural.com.br

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

'Van Gogh: The Life'

Por Manuela Estrella

O mais novo livro dos escritores norte-americanos Steven Naifeh e Gregory White Smith, Van Gogh: The Life, tem chamado a atenção porque traz nova versão sobre a morte de Van Gogh, questionando-a mais de um século depois do suicídio do pintor.
No livro, os autores afirmam que Van Gogh foi fatalmente ferido pelo irmão adolescente de um amigo do artista que tinha o hábito de provocá-lo devido a sua condição mentalmente instável e durante uma discussão na cidade francesa de Auvers-sur-Oise, em 1890, o adolescente teria atirado contra Van Gogh.
Segundo a versão oficial sobre sua morte, Van Gogh tinha apenas 37 anos quando entrou em um campo em Auvers-sur-Oise, na noite de 27 de julho de 1890 e deu um tiro no peito com um revólver, porém, a arma nunca foi encontrada.
Naifeh e Smith passaram dez anos pesquisando e escrevendo o livro. Para eles, existem fortes evidências que desmentem a versão oficial. “Van Gogh não deixou nenhum bilhete de suicídio e a bala que o matou, entrou em seu corpo a partir de um ângulo incomum” afirma a dupla em um trecho de sua obra.

domingo, 20 de novembro de 2011

Conhecendo Luiz Fernando Verissimo

Por Manuela Estrella

   Luis Fernando Verissimo nasceu em setembro de 1936, em Porto Alegre e se encantou com a beleza do Rio, morando na Zona Sul da cidade de 1962 a 1966. Além de trabalhar como tradutor e redator de publicações comerciais, ele viveu momentos um tanto importantes neste seu período carioca: namorou e se casou com Lúcia Helena Massa, sua companheira até hoje, e viu nascer sua primeira filha, Fernanda. Mas sua vocação de escritor só viria a ser descoberta já no fim dos anos 60, de novo em Porto Alegre. O Rio permaneceria, ao longo das décadas, como pano de fundo e inspiração de diversas crônicas, como, As Noivas do Grahaú, Lenda de Copacabana e Zona Norte, Zona Zul que têm Grajaú e Copacabana como bairros-cenário. Em sua história encontramos muitos endereços, entres eles, Paris, Nova York, Madrid, Roma e Tóquio.
      Verissimo É um dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade. Conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, como, O Globo, Zero Hora e O Estado de S. Paulo. Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. Em suas coletâneas de sucesso, encontramos: O melhor das comédias da vida privada, As mentiras que os homens contam, Banquete com os deuses e, mais recentemente, O mundo é bárbaro.
       Como romancista, é autor dos best-sellers O clube dos anjos e A décima segunda noite, entre outros. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. E tanto talento assim vem de berço, pois Luiz Fernando Veríssimo é filho do também escritor Erico Verissimo, um dos principais escritores brasileiros do século XX.





sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Contágio: A ficção assustadoramente próxima à realidade

Por Gabriel Tagarro

Filmes que narram o fim dos tempos estão se tornando cada vez mais rotineiros, seja através de desastres naturais ou vírus letais que são capazes de dizimar toda a população mundial. Claro que algumas dessas formas de abordar o apocalipse podem se mostrar extremamente fantasiosas, porém, em meio a tantos títulos, Contágio, se mostra um filme realista, que possui uma trama consistente e que realmente é capaz de nos assustar.
Além de mostrar o caos que se desenrola em todos os cantos do planeta, que envolve nações, potências mundiais e epidemiologistas, o filme de Steven Sorderbergh faz questão de contar a história de alguns indivíduos e seus problemas individuais, que acabam sendo acentuados em consequência de tudo que acontece ao redor. Confesso que as cenas onde são retratadas as formas de contágio, a disseminação em ambientes públicos e todo o processo que levam as pessoas contaminadas a óbito me deixaram um pouco agoniado. A sala de cinema se tornou um ambiente não muito agradável quando o desconhecido sentado ao meu lado espirrava e na telona alguém morria depois que apresentava esse sintoma. Acredito que esse, talvez, tenha sido um dos objetivos da trama que com certeza é ótima. Realista e ao mesmo tempo alarmante, o filme mostra que o protagonista invisível, o vírus, é capaz de levar toda a raça à extinção, porém, são os pequenos dramas que se mostram mais comoventes e são capazes de nos tocar individualmente.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projeto Música no Jardim Botânico

Por Elder Fernando
Henrique Cazes e Marcello Gonçalves
   O espetáculo duo Henrique Cazes e Marcello Gonçalves estará em cartaz no dia 19, sábado. Resgatando os maiores sucessos de Pixinguinha, a parceria que já dura 15 anos estreou em 1997, quando o compositor completaria cem anos.
   O show intitulado “Pixinguinha de Bolso” já virou disco e percorre Brasil, Japão e França na tentativa de popularizar a obra do grande compositor. Além deste projeto, Cazes e Gonçalves trabalham com o lançamento de CDs intitulados “Beatles n’Choro”, “Uma história de Choro” e “Tudo é Choro”, que buscam o resgate de outras obras consagradas. A dupla já participou de eventos históricos como o Kuhmo Chamber Music Festival, na Finlândia, e o Festival Internacional de Agosto na Venezuela.
     A idéia é levar música de qualidade e sensitiva a um público que talvez não conheça uma obra tão rica e premiada no Brasil, uma vez que, justamente em nosso país os tempos de ouro da MPB (Música Popular Brasileira) revelaram artistas que conquistaram fama internacional através de composições que marcaram época.  Pensando em tudo isso, a 3ª Edição do Projeto Música no Jardim Botânico visa alinhar a técnica apurada à aprendizagem, junto com cultura de qualidade.

Serviço
3ª Edição do Projeto Música no Jardim Botânico. 
Classificação: livre.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro (em frente ao Centro de Visitantes): Rua Jardim Botânico, 1008. 
Telefone: 2294-6012. 
Sábados, 19 de novembro, às 17h. 
Entrada franca. 
Senhas a partir das 16h30. 
Estacionamento pago no local (limitado)
Informações: www.musicanojardimbotanico.com.br
Produção: ABZ Produções - (21) 2526-4477

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Circo dos Sonhos

Por Agatha Braga

     A Mostra de: Andrei Muller, Flávio Vasconcellos e Gustavo Speridião, que juntos formam o trio artístico “Gráfica Utópica”, chega ao Rio de Janeiro de forma coletiva formando a exposição “O Circo dos Sonhos”. A fim de mostrar a relação poética entre artistas e os recursos inovadores das técnicas áudio visuais, a exposição vem com flash’s do filme que possui o mesmo nome do espetáculo (circo dos sonhos).
    Fotografias, quadros e a média metragem, são componentes especiais que estão na mostrar para trazer uma visão melhor aos presentes, que tem a finalidade de estabelecer e esclarecer a relação entre os artistas e os recursos atuais de produção do áudio visual.
Segundo o site oficial do Museu de Belas Artes: “O grupo “Gráfica Utópica” surgiu em 2001 e é formado por três artistas da Escola de Belas Artes da UFRJ, voltados para uma produção contemporânea e plural.      Explorando várias vertentes artísticas, eles desenvolvem trabalhos em diversas áreas, tais como: cinema, fotografia, música, poesia, desenhos, pinturas, cartazes, intervenções urbanas e ações políticas. Além de exibições nacionais e internacionais, o coletivo ganhou o Prêmio Rumos do Itaú Cultural em 2009, com o filme O circo dos sonhos.” A mostra estará em cartaz até o dia 11 de dezembro.

Serviço
Salas: Ubi Bava e Charles Pinheiro
Visitação: terça a sexta – de 10 ás 18h e Sábados, domingos e feriados – De 12 às 17h
Entrada: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Grátis aos domingos
Museu Nacional de Belas Artes – Avenida Rio Branco, 199 (Cinelândia) - Rio de Janeiro, RJ 
Telefone: (21) 2219-8474

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Biografia de Steve Jobs já é o livro mais vendido dos Estados Unidos

Por Sara Oliveira

Biografia de Steve Jobs já é o livro mais vendido dos EUA
   Depois da morte do cofundador da Apple, Steve Jobs, foi lançada a sua biografia autorizada. 'Steve Jobs: The Exclusive Biography' foi lançado em 24 de outubro deste ano e já é o livro mais vendido nos Estados Unidos ocupando a 18ª posição da lista.
   De acordo com a empresa Nielsen, somente na primeira semana no mercado foram vendidos 379 mil exemplares,  desbancando o romance 'The Litigators', de John Grisham, bem como 'Killing Lincoln', de Bill O'Reilly, no ranking americano de bestseller.
   A biografia escrita por Walter Isaacson, relata a vida de Steve Jobs, criador dos inovadores aparelhos iPhone, iPod e iPad, que no dia 5 de outubro, aos 56 anos, após uma longa luta contra um câncer de pâncreas, faleceu nos Estados Unidos.