Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

'Van Gogh: The Life'

Por Manuela Estrella

O mais novo livro dos escritores norte-americanos Steven Naifeh e Gregory White Smith, Van Gogh: The Life, tem chamado a atenção porque traz nova versão sobre a morte de Van Gogh, questionando-a mais de um século depois do suicídio do pintor.
No livro, os autores afirmam que Van Gogh foi fatalmente ferido pelo irmão adolescente de um amigo do artista que tinha o hábito de provocá-lo devido a sua condição mentalmente instável e durante uma discussão na cidade francesa de Auvers-sur-Oise, em 1890, o adolescente teria atirado contra Van Gogh.
Segundo a versão oficial sobre sua morte, Van Gogh tinha apenas 37 anos quando entrou em um campo em Auvers-sur-Oise, na noite de 27 de julho de 1890 e deu um tiro no peito com um revólver, porém, a arma nunca foi encontrada.
Naifeh e Smith passaram dez anos pesquisando e escrevendo o livro. Para eles, existem fortes evidências que desmentem a versão oficial. “Van Gogh não deixou nenhum bilhete de suicídio e a bala que o matou, entrou em seu corpo a partir de um ângulo incomum” afirma a dupla em um trecho de sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário