Por Manuela Estrella

Luis Fernando Verissimo nasceu em setembro de 1936, em Porto Alegre e se encantou com a beleza do Rio, morando na Zona Sul da cidade de 1962 a 1966. Além de trabalhar como tradutor e redator de publicações comerciais, ele viveu momentos um tanto importantes neste seu período carioca: namorou e se casou com Lúcia Helena Massa, sua companheira até hoje, e viu nascer sua primeira filha, Fernanda. Mas sua vocação de escritor só viria a ser descoberta já no fim dos anos 60, de novo em Porto Alegre. O Rio permaneceria, ao longo das décadas, como pano de fundo e inspiração de diversas crônicas, como, As Noivas do Grahaú, Lenda de Copacabana e Zona Norte, Zona Zul que têm Grajaú e Copacabana como bairros-cenário. Em sua história encontramos muitos endereços, entres eles, Paris, Nova York, Madrid, Roma e Tóquio.
Verissimo É um dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade. Conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, como, O Globo, Zero Hora e O Estado de S. Paulo. Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. Em suas coletâneas de sucesso, encontramos: O melhor das comédias da vida privada, As mentiras que os homens contam, Banquete com os deuses e, mais recentemente, O mundo é bárbaro.
Como romancista, é autor dos best-sellers O clube dos anjos e A décima segunda noite, entre outros. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. E tanto talento assim vem de berço, pois Luiz Fernando Veríssimo é filho do também escritor Erico Verissimo, um dos principais escritores brasileiros do século XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário