Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Escritor de Parede

Por Manuela Estrella

     A diferente exposição ‘Escritores de Parede’ faz parte do do Projeto ‘JUNTO – Práticas de proximidade’, vencedor, em 2011, do edital de ocupação do Teatro Glauce Rocha, da Funarte – que  fica no Centro do Rio de Janeiro.
      Essa atividade foi criada pelos escritores dos grupos Autores Reunidos e Coletivo Gráfico, a partir da ideia de que a grande cidade não estimula a leitura, e que faltam lugares de livre acesso e adequados a esta prática, argumentando que o hábito de ler fica restrito às casas ou às bibliotecas. Em resposta a esta questão, os escritores adicionaram ao hall do teatro uma “ocupação literária”. Naquele local já existe a “Base Coletiva”, com uma grande mesa, cadeiras e pufes e internet sem fio grátis, onde qualquer um pode sentar-se, trabalhar ou estudar. É um local de “coworking” (espaço para pessoas que trabalham cada uma em suas tarefas, independentemente, mas que compartilham valores e buscam coordenar esforços e trocar informações).
A proposta da exposição é adicionar a esse ambiente um lugar específico para leitura. Nas paredes, antes brancas, foram adicionados pequenos contos e poemas, de leitura rápida e imediata, mas que, segundo os escritores, têm “efeito duradouro”. São textos de livros ou blogs de jovens autores do Rio de Janeiro, cuja obra tem repercutido no ambiente literário da cidade.
       Os grupos de escritores divulgam a exposição com a bem-humorada epígrafe: “Se uma parede pode ser pintada, ela também pode ser escrita. Pintor de parede, escritor de parede.”

Serviço
‘Escritores de Parede’ - Exposição literária, poética e gráfica
Local: Teatro Glauce Rocha - Av. Rio Branco, 179 – Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2220-0259
Visitação: de quarta-feira a domingo, das 14h às 22h
Classificação indicativa etária: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário